O que você precisa saber sobre Ortodontia?
Está com vontade de usar aparelho mas ainda está com muitas dúvidas?
Selecionamos uma série de questões que vão mostrar que deixar os dentes alinhados é muito mais rápido e confortável do que imagina.
1) Para utilizar o aparelho fixo é necessário extrair dentes?
Em alguns casos, quando não se tem espaço suficiente na arcada para acomodação de todos os dentes ou quando estes estão muito projetados, pode-se lançar mão de extrações dentais, principalmente de pré-molares. Contudo, a extração dental não é regra para todos os tratamento.
2) Tratamentos ortodônticos são longos?
Existem tratamentos que podem levar um ano ou pouco mais, o que é relativamente pouco tempo de tratamento. Normalmente os tempos variam entre 18 e 36 meses, conforme a dificuldade e as necessidades específicas do caso.
3) Os bráquetes descolam constantemente durante o tratamento?
O deslocamento de bráquetes é influenciado por diversos fatores, contudo um bom material de colagem utilizado pelo dentista pode prevenir esse inconveniente. Mas cuidado: para aumentar a durabilidade do seu aparelho evite morder alimentos duros.
4) O aparelho machuca a bochecha?
Por conter partes agudas e protuberantes, os bráquetes podem lesionar a mucosa de forma a criar úlceras dolorosas. Contudo, existem maneiras de minimizar este desconforto de forma bastante prática com o uso de um material resinoso que reveste estas partes agudas arredondando-as e criando uma superfície mais confortável ao contato com a mucosa.
5) Aparelhos fixos sempre deixam o sorriso “metálico”?
Existem aparelhos (autoligados ou convencionais), que não são feitos de metal, mas cerâmica. Estes aparelhos são praticamente transparentes e evitam o desconforto estético do qual alguns pacientes se queixam.
6) O ortodontista só poderá fazer um plano de tratamento adequado de posse de todos os exames solicitados?
O profissional irá indicar quais os exames devem ser realizados. Somente com os exames como radiografias ou tomografias, traçados cefalométricos, modelos de gessos, fotos intrabucais e extrabucais, etc. o ortodontista poderá cruzar informações e estabelecer o plano de tratamento.
7) Crianças devem consultar o ortodontista apenas quando tiverem todos os dentes permanentes?
Mesmo crianças de pouca idade devem consultar o ortodontista para correção precoce de eventuais problemas. Isso não só pode otimizar o tratamento trazendo resultados superiores como também evita tratamentos mais invasivos e longos futuramente.
8) Os aparelhos ortodônticos são todos iguais?
Atualmente podemos encontrar diferentes modelos para os mais deferentes estilos e necessidades. São opções mais econômicas, como o aparelho fixo metálico, que permite o uso das borrachinhas coloridas que a garotada adora, até opções mais discretas onerosas, como o aparelho ortolingual, que conta com acessórios colados por trás dos dentes; o invisalign, que dispõe de placas transparentes chamadas de alinhadores, que dão mais conforto ao paciente por não ter fio metálico e bráquete, sendo praticamente invisível. Existe ainda o aparelho ortodôntico autoligável, que não usa elásticos na correção dos dentes, trazendo diversos benefícios para a mecânica ortodôntica minimizando o acúmulo de resíduos ao redor dos bráquetes. Nosso preferido aqui na clínica.
9) A higienização bucal com aparelhos fixos deve ser mais criteriosa?
Devido à dificuldade na higienização, principalmente na aplicação do fio dental, é necessário que o paciente tenha maior critério ao fazer a higiene bucal. Dispositivos ortodônticos fixos representam áreas extra para acúmulo de placa, necessitando atenção específica para limpeza. Desse modo, é imprescindível que o paciente seja assistido pelo profissional com maior frequência do que se não estivesse utilizando aparelho. Em consultas regulares o dentista poderá fazer profilaxia e aplicação de flúor o qual previne cárie.
10) Se o paciente não utilizar a contenção após tratamento ortodôntico, os dentes voltam a entortar?
Na maioria dos casos, para se alcançar a estabilidade na posição dos dentes é importante seguir a recomendação do ortodontista e utilizar a contenção móvel superior bem como fazer a contenção fixa inferior. Dependendo do movimento que fora realizado durante o tratamento, a chamada recidiva (instabilidade) é mais ou menos severa.
Consegui tirar suas dúvidas?
Espero que tenho tirado suas dúvidas, mas caso ela não seja nenhuma das respondidas acima, é só clicar aqui e me escrever o que deseja saber.
Precisa marcar uma consulta?
Caso queira marcar uma consulta, será um prazer atendê-lo. Basta preencher este formulário ou entrar em contato pelo (41) 3026-5355 ou enviar um whatsapp para (41) 99982-8416.