Olá, tudo bem? Espero que sim.
Que todos nós buscamos um recuperação rápida e confortável quando fazemos uma cirurgia isso é um fato. E mesmo com as inovações tecnológicas ( que deixam tanto a cirurgia, quanto o pós cirúrgico mais confortáveis) sabemos que devemos tomar alguns devidos cuidados.
O primeiro passo: Ao invés da cirurgia convencional, o melhor é optar pela cirurgia guiada, além dos benefícios durante a cirurgia, a recuperação é mais rápida e mais tranquila.

Uma dica muito importante: O não seguimentos das orientações pós cirúrgicas podem prolongar o processo de cicatrização e até trazer desconfortos que poderiam ser evitados.
Então seguir as orientações do dentista é fundamental para uma maior taxa de sucesso.
Os passos para a recuperação são simples e não é demorado.
De modo geral o período de maior cuidado gira em torno de 7 dias, podendo variar de acordo com a cirurgia e o quadro de saúde em que o paciente se encaixa.
A seguir os requisitos mais solicitados pelo cirurgião-dentista:
-Alimentação fria/morna: É indicado nas 48h após a cirurgia, pois ajuda minimizar o sangramento local que é natural, e também diminui a possibilidade de quadros hemorrágicos.
-Alimentação liquida e pastosa: É uma recomendação muito comum, que evita esforços exagerados na mastigação, trazendo mais repouso para o local da ferida cirúrgica.
-Evitar de baixar a cabeça: Descansar e dormir com a cabeça elevada é uma solicitação muito frequente, minimizando o fluxo sanguíneo naquela região. Uma dica é usar 2 travesseiros para manter a cabeça elevada, em média 30 graus.
Manter a higiene: É recomendado escovar os dentes a língua mesmo após a cirurgia, evitando apenas o ponto afetado pela cirurgia, nesta área normalmente o cirurgião indica uma limpeza com gaze e agua oxigenada 10 %. Assim evita a contaminação microbiana.
Bochechos: É aconselhável utilizar os antissépticos de sua preferencia ou pela recomendação do dentista, porém movimentando a cabeça levemente de um lado para o outro. Dispensando o bochecho sem cuspir, deixando cair livremente pela boca.
Gelo é o seu parceiro: Dentro das próximas 48h fazer compressas com gelo evita sangramentos e inchaço. Vale tomar muita atenção para não queimar a pele, uma opção é protegê-la com vaselina, e não manter por muito tempo o gelo na mesma região.
Os cuidados são simples e seguidos a risca, em breve estará sorrindo como nunca.
Comentários